Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat apresenta Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas em reunião do Comitê das Políticas Públicas de Fronteira
CÁCERES E SÃO MATIAS
Unemat apresenta Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas em reunião do Comitê das Políticas Públicas de Fronteira
11/08/2016 17:43:45
por Hemilia Maia
Foto por: Acervo: Projeto de Pesquisa História em Espacialidades da Fronteira Brasil/Bolívia – Unemat/Fapemat
Saída do Recinto Alfandegado de Corixa, sentido San Matias/Bolívia. Placa indicativa da integração aduaneira Brasil/Bolívia. Julho de 2016.
Saída do Recinto Alfandegado de Corixa, sentido San Matias/Bolívia. Placa indicativa da integração aduaneira Brasil/Bolívia. Julho de 2016.

Na manhã desta sexta-feira (12.08) os professores do curso de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres, Maria do Socorro Araújo e João Ivo Puhl apresentarão o estudo que desenvolveram nos últimos dois anos sobre a perspectiva de reconhecimento dos municípios de Cáceres, Brasil e São Matias, Bolívia como cidades gêmeas na Reunião Ordinária do Comitê Estadual das Políticas Públicas na Faixa de Fronteira do Estado de Mato Grosso (CEFF/MT).

A reunião ocorrerá na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, a partir das 8h30, com a participação dos integrantes do CEFF/MT convocados pelo secretário de Estado do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Figueiredo Paz. O diretor Político-Pedagógico e Financeiro da Unemat, câmpus de Pontes e Lacerda, Eurico de Souza Neto confirmou presença.

A professora Socorro explicou que o processo de globalização obrigou as nações a perceber possibilidades de desenvolvimento. Entre as possibilidades estariam as fronteiras. “Nos últimos 30 anos Mato Grosso e Bolívia vem se aproximando através de acordos de cooperação, convênios, alianças, em todas as áreas”, citou a pesquisadora.  Ela lembrou que essas ações geram encontros e documentos oficiais e que o mais recente seria a Carta de Cuiabá, que deu sequencia a Caravana da Integração, realizada nos dias 22 e 28 de abril, que reuniu lideranças políticas de Brasil, por meio de Mato Grosso, Bolívia, Peru e Chile.  

No estudo desenvolvido pela Unemat, a partir de um pedido da prefeitura de Cáceres, os professores João Ivo e Socorro, de acordo com as orientações do Ministério da Integração Nacional (MI), apontam os fundamentos para o reconhecimento pleiteado pela prefeitura brasileira. “Já existe uma semiconurbação entre Cáceres e São Matias estabelecida por relações comerciais, familiares, infraestrutura e a proximidade política e governamental” reforçou a professora.  

“A fronteira não deve ser percebida como um espaço de perigo e atos ilícitos, mas sim de convivência humana: relações comerciais, familiares, sociais e culturais que já existem desde o século XIX, embora tenha sido percebida, recentemente, pelas autoridades governamentais do Brasil e da Bolívia” esclarece Socorro que também cita no estudo que infraestrutura e comunicações já fomentam a muito a integração histórica da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

O grupo de pesquisa Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade do curso de História da Unemat/Cáceres, do qual fazem parte os professores João Ivo e Socorro, já desenvolvem, há cerca de cinco anos, estudos sobre a região. “Para nós foi um presente desenvolver este estudo, com fomento financeiro da Fapemat que possibilitou ampliar ainda mais o conhecimento sobre a fronteira”, afirmou Socorro.

Programação da Reunião

                          08h30 às 09h      Abertura

09h às 10h          Apresentação do Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas – Cáceres e São Matias

10h às 12h          Apresentação e Aprovação da Proposta do Plano de Trabalho para as Câmaras Temáticas

13h às 14h          Finalização do Plano de Trabalho das Câmaras Temáticas (Logística, Desenvolvimento econômico, Segurança, Migração e Aduana, Meio Ambiente e Assistência Técnica e Saúde)

                          14h às 15h30      Assuntos diversos

15h30 às 17h      Deliberações finais, encaminhamentos, aprovação e assinatura da Ata de Reunião e Encerramento

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada